quarta-feira, 9 de outubro de 2013

EXERCÍCIOS E RECOMENDAÇÕES PARA A ARTROSE DO JOELHO


Descrição: Fig. 11EXERCÍCIOS E RECOMENDAÇÕES PARA A ARTROSE DO JOELHO

Os joelhos são articulações muito importantes para poder andar normalmente. Mostramos aqui alguns exercícios que deve executar para melhorar a função deles.



Fig. 11
Deitado, com uma das pernas dobradas e o pé apoiado na cama, esticar a outra perna com força e levantá-la uns centímetros da cama, permanecendo parada no ar. Conte até 10. Repita 10 vezes, alternando com o outro membro.

Fig. 12
Sentado, prenda com um cinto o seu tornozelo à perna da cadeira. Faça força para esticar o cinto. Conte até 5 a fazer força (até 10 se não tiver dor) e faça 10 vezes. Escolha duas (ou mais) posições em que não sinta dor, utilizando 2 furos do cinto, ficando mais curto ou mais longo. Alterne com a outra perna.

Fig. 13

Sentado, coloque um tornozelo atrás do outro e faça força um contra o outro sem mexer. Conte até 10. Faça 10 vezes.

Fig. 14
Quando a dor o faz coxear ou desequilibrar é melhor andar com uma bengala que deve usar do lado bom. A bengala deve ter a altura adequada para que o seu peso, em vez de ir para o joelho doente, vá para a bengala através do braço. Se tem dúvidas consulte o seu médico ou fisioterapeuta.

Pode andar numa bicicleta estacionária ou caminhar por bom caminho, até conseguir perfazer 20-30 minutos por dia, consecutivos ou acumulados ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário