terça-feira, 12 de março de 2013

Praia de Farol em São Bento do Norte tomada pela ressaca do mar e na Rua São Pedro, Rua da Praia e na Escola Municipal Emmanoel Bezerra em Caiçara pânico e destruição.












NA CIDADE DE SÃO BENTO O MAR NÃO CHEGA A PREJUDICA A CIDADE, MAS JÁ EM CAIÇARA DO NORTE QUE FICA, MAS PRÓXIMO AO MAR JÁ TEVE UM IMPACTO MUITO GRANDE O MAR SOBRE AS CASAS, RUAS E ATÉ ESCOLA. NA ESCOLA MUNICIPAL EMANOEL BEZERRA TODAS AS SALAS TINHA MUITA ÁGUA E OS MATERIAIS TIVEREM DE SEREM RETIRADOS COM A AJUDA DE FUNCIONÁRIOS E VOLUNTÁRIOS. 

OS FUNCIONÁRIOS QUE ESTAVAM NA HORA DO ACONTECIDO RELATARAM QUE FOI UM HORROR OS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS TODOS GRITANDO NA HORA QUE CAIU O MURO SEM SABER O QUE FAZER. 
O MAR QUE DA O SUSTENTO DE MUITAS FAMÍLIAS HOJE ESTAVA CAUSANDO ESTRAGOS NA RUA PRINCIPAL DE NOSSA COMUNIDADE SERVINDO DE ATRAÇÃO PARA MUITOS MORADORES E PARA OUTROS DE MUITA CORRERIA.

O AVANÇO DO MAR É UM FENÔMENO REGISTRADO NO LITORAL DOS 17 ESTADOS BRASILEIROS BANHADOS PELO OCEANO ATLÂNTICO. LEVANTAMENTOS RECENTES APONTAM QUE, ALÉM DE AVANÇAR EM UMA VELOCIDADE ACIMA DO NORMAL EM ALGUNS LOCAIS, O MAR TAMBÉM ESTÁ RECUANDO EM PARTE SIGNIFICATIVA DO LITORAL, O QUE VEM MUDANDO O MAPA LITORÂNEO. ESPECIALISTAS PREVEEM ALTERAÇÕES AINDA MAIORES NOS PRÓXIMOS ANOS.

O ESTUDO “EROSÃO E PROGRADAÇÃO DO LITORAL BRASILEIRO”, DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, É APONTADO COMO UM ATLAS DO LITORAL E MOSTRA QUE O ESTADOS ENFRENTAM SITUAÇÕES BEM DISTINTAS, CAUSADAS NÃO SÓ PELA AÇÃO NATURAL DO TEMPO, MAS PRINCIPALMENTE PELAS INTERFERÊNCIAS DO HOMEM COM A MUDANÇA DO CURSO DOS RIOS E DAS CONSTRUÇÕES À BEIRA-MAR. EM NENHUM MOMENTO, O AQUECIMENTO GLOBAL É CITADO COMO CAUSA DO AVANÇO DO MAR, COMO CHEGOU A SER APONTADO POR AMBIENTALISTAS. 

FOTOS: WAUSTRELEOCLESLA FERNANDES, IRACILDA CASTRO, STEPHANIE ALMEIDA FLAIZE VENCESLAU,PABLINA SILVESTRE E ALÊ CALIXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário