terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Turismo de Sol e Praia

“Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor”. (Marcos Conceituais – MTur)
Nesse conjunto amplo e complexo de ambientes aparecem as praias naturais – marítimas,  fluviais e lacustres  – e as artificiais, requerendo a compreensão das  características  e representatividade de cada uma delas para o segmento de Sol e Praia.
Este segmento é responsável pela atração dos maiores fluxos de visitantes e tem o seu sucesso associado ao fato de ser a modalidade de turismo mais intensiva e, portanto mais adequada à captação de divisas internacionais.
De modo geral, o movimento turístico de Sol e Praia é muitas vezes sazonal e massivo, tanto no litoral como nas águas/corpos d´água interiores, o que explica as usuais deficiências de infraestrutura urbana  e de serviços, contribuindo, em muitos  casos, para  a perda  de qualidade  ambiental  e para o desgaste da imagem de destinos turísticos.
Mais informações podem ser encontradas no documento Turismo de Sol e Praia: Orientações Básicas, disponível com os demais Cadernos e Manuais de Segmentação.

Tenha acesso aos Cadernos e Manuais de Segmentação do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário