Prefeitos de todo o Brasil estão reunidos desde ontem na capital federal para mais uma edição do Encontro Nacional de Prefeitos, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos. A importância do evento merece registro por diversos e importantes motivos e é, também, uma oportunidade singular na consolidação do municipalismo e na identidade e na união dos prefeitos e suas reivindicações perante a União.
O encontro permite aos prefeitos que chegam à primeira vez à frente de suas cidades conhecerem e trocarem experiências com os gestores reeleitos. Através de mesas de debates formatados para este fim, todos têm a chance de conhecer métodos, programas, projetos e aplicá-los em suas realidades. Este compartilhamento traz benefícios a todos e reforça um conceito bastante aplicado em gestões modernas em países de dimensão continental: a Integração Nacional.
A oportunidade também oferta uma agenda única e de grande destaque com o governo federal. A presença da presidenta Dilma e de todos os ministros é a afirmação da importância deste movimento e da atenção que a presidenta presta aos gestores municipais, a exemplo do que já fez o ex-presidente Lula em todos os anos de realização do encontro promovido pela FNP. Mais do que abrir um campo de diálogos e do anúncio de novas plataformas de ação de interesse direto das cidades pela presidenta, a reunião também permite ao gestor ter uma noção e das possibilidades que existem para aproximar o governo federal com seus municípios.
A presença de todos os ministros com palestras individuais de cada um também é a chance de conhecer mais destas possibilidades. Politicamente, reafirma a importância que a união dos prefeitos junto à FNP tem na busca por soluções e decisões da federação que são de interesse dos municípios.
Esta parceria bem azeitada e em sintonia traz resultados fundamentais para o desenvolvimento local e, em consequência, do país. A cidade de Anápolis é um dos exemplos disto: aqui recebemos a presença do Governo Federal em diversos projetos nas mais diversas áreas. O resultado vem sendo colhido ao longo dos anos em números positivos e com o posicionamento de Anápolis como uma das mais importantes e estratégicas cidades do Brasil.
Este cenário estabelece a construção coletiva de uma agenda da federação brasileira, priorizando o desenvolvimento local sustentável. A presença da presidenta Dilma, apresentando aos gestores municipais os programas do governo federal é o trunfo para que gestores de todo o país se motivem a buscar esta integração.
No Brasil da última década, vimos o avanço nesta relação entre o Governo Federal e os prefeitos de todas as cidades, independente do tamanho e da representatividade política. Houve um tempo em que as cidades com menor projeção politica eram relegadas e sequer tinham a chance de reivindicar ou de ter voz nas mesas de negociações. Desde o presidente Lula, ficou clara a mudança de paradigmas do Governo Federal com esta relação. Pode-se dizer que os municípios foram ouvidos e chamados ao centro dos debates.
Além da presença da presidenta e dos ministros, a existência de estandes formados por integrantes do corpo técnico de todos os ministérios com a missão de orientar prefeitos e fazer contatos com chances futuras de parcerias evidencia o quanto esta relação hoje é respeitosa, de interesse mútuo e com desdobramentos positivos para ambos os lados como já visto em diversos exemplos.
Esta nova rodada de encontros com temas municipalistas, que termina amanhã, é – portanto – a chance de conhecer novos métodos de gestão, compartilhar desafios e conquistas e, perante a presença da presidenta Dilma e de toda a equipe do governo federal, reafirmar a necessidade de politicas municipalistas para a consolidação de um diálogo livre e proativo no qual os municípios sejam os protagonistas nas ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário