quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A importância social do esporte!

O esporte e a cidadania andam juntos, algumas vezes em parceria e outras em discórdia. Esta na pratica de atividades físicos, muitos dos direitos dos cidadãos, além da desenvoltura de algumas habilidades essenciais para a cidadania e a hegemonia entre as pessoas, mas também esta nela o uso de algumas substâncias ilícitas para aumentar o desempenho dos esportistas e de outros vícios e alguns distúrbios para a sociedade.
Os esportes em geral, e principalmente aqueles praticados em grupo, contribuem para que sejam desenvolvidos nas pessoas alguns valores, como a tolerância e respeito, principalmente para com os membros da própria equipe, aprendendo a respeitar e aceitar os erros alheios, a disciplina, afinal, é preciso de uma equipe disciplinada e esforçada para que possa existir progresso e melhora da qualidade de jogo, a convivência entre as pessoas, visto que muitas vezes os atletas convivem ou com os companheiros de grupo ou com seus preparadores e sua equipe e espírito esportivo. Porém, o esporte também pode gerar a violência, afinal, aqueles que não souberem perder podem se revoltar e ‘comprar’ brigas e o isolamento de algumas pessoas, principalmente aquelas que não são boas na pratica dessas atividades, coisa que pode ser uma experiência traumática, e até contribuir para gerar revolta e violência.
O esporte ajuda a desenvolver alguns dos direitos humanos. Um deles é a saúde. Quem pratica esportes tem grandes chances de ter uma vida saudável em longo prazo, afinal o esporte melhora as condições físicas das pessoas, evitando que elas tenham problemas respiratórios, cardíacos e outros. Porém, os esportes podem gerar problemas pra saúde, a curto prazo, quando os atletas sofrem lesões durante partidas ou treinos, ou a longo prazo, quando os atletas consomem drogas, como por exemplo anabolizantes, para aumentar sua resistência.

Um ponto bom que o esporte trás para as pessoas é quando ele é relacionado às crianças carentes. Quando essas crianças praticam o esporte, muitas vezes estão usando o tempo no qual estariam na rua, completamente expostas ao mundo das drogas e dos crimes. A pratica de atividades físicas é uma das únicas atividades existentes que quebram barreiras sociais, principalmente entre os participantes dos times, que se integram enquanto estão em campo. Alguns estudos dizem que o esporte melhora a qualidade de vida das crianças da perifería, e de todas as crianças, deixando a vida delas, na maioria das vezes mais felizes. É baseado nessas informações que surgem varias instituições, muitas vezes de ex-esportistas profissionais, que utilizam o esporte como atividade de recreação, ensino e tentativa de melhorar a qualidade de vida desses jovens, tirando-os das ruas e das drogas. Uma importante instituição desse gênero foi criada pelo ex-piloto Ayrton Senna.
O esporte é importante para as condições sociais, também por ser o responsável pela abertura de muitas portas para subir na vida, seja trabalhando diretamente com o esporte, sendo um esportista ou um preparador físico, seja trabalhando no comércio monstruoso que o esporte gera, sendo vendedor de artigos esportivos ou fabricante deles. O esporte faz com que se invista em tecnologia, para que se desenvolvam artigos esportivos cada vez mais avançados. É graças a esse desenvolvimento, que estão no mercado hoje, equipamentos para que deficientes físicos possam jogar, e até participar de competições mundiais, e o esporte para eles é muitas vezes o único buraco que a sociedade deixa para eles se encaixarem para que eles possam se re integrar com as pessoas, e serem considerados cidadãos.
Com isso, podemos concluir que o esporte e a cidadania, não têm uma relação bem definida, afinal, não podemos dizer que ele é totalmente bom para as pessoas, nem totalmente ruim, mas de qualquer modo, é investindo nele que a sociedade pode tentar resolver muitos de seus problemas, principalmente os de desigualdade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário